Blog liberto a público de arte abstrata-concreta, literatura mundana, jornalismo experimental e direito cotidiano. ¡Pensare reactivus est!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Jota Carlos - "Careta" mas bem atual!



Essa aí é uma das obras selecionadas desse autor. Se alguém ainda desconhece...
J. Carlos

José Carlos de Brito e Cunha (J. Carlos), nasceu em 1884. J. Carlos caricaturista brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro. Desenvolveu um importante trabalho de nacionalização da arte da caricatura no Brasil. Começou como caricaturista em 1902, no "Tagarela" e colaborou em diversas revistas como Avenida, O Malho e Fon-Fon.Ilustrador, dono de um traço bastante elegante, colaborou com as principais publicações brasileiras das décadas de 1920 e 1930. Seus desenhos podem ser encontrados nas revistas "Careta", "Fon-Fon", "O Tico-Tico", "Almanaque do Tico-Tico" e "O Cruzeiro".
Os personagens Lamparina, Goiabada, Jujuba e Carrapicho foram criados por J. Carlos nas páginas de O Tico-Tico entre 1905 e 1907.
Em 1908 criou e dirigiu a revista Careta.
Compôs um retrato vivo da sociedade brasileira do início do século XX, retratando a vida carioca, as praias, o carnaval, a moda e costumes e criando personagens típicos da cidade. Fez capas e criou personagens para a revista infantil Tico-Tico. Foi consagrado pela crítica por saber sintetizar em poucas linhas as personalidades que desenhava. Faleceu em 1950.


A Melindrosa de J.Carlos alfineta e costura bem a elite feminina carioca

Mas ele fazia de um tudo na redação: de idealizador pauteiro a revisor e finalizador gráfico!
Colaborou com Walt Disney, quando da visita deste ao Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial, desenhando um papagaio como personagem tipicamente brasileiro. Chegou a fazer uma charge do papagaio preparando as malas para ir a Hollywood, para onde J. Carlos havia sido convidado a trabalhar pelo criador de Mickey. Mas desistiu e permaneceu no Brasil. Joe Carioca, criado pela equipe de Disney, voltou para ser produzido no Brasil como Zé Carioca.



A Partida do Papagaio, ilustração de J. Carlos que inspirou Walt Disney a criar o personagem Zé Carioca

Share/Bookmark

5 comentários:

Anônimo disse...

caralho, valeu pelo link.

eu completamente era alheio a essa historia

Poeta Punk disse...

J. Carlos é o cara...merecedor de muito mais reconhecimento do que realmente tem!!!belo post...bela homenagem!

Marco Antonio Perna disse...

Desculpe, mas a imagem inicial do casal dançando consta ser de outro caricaturista brasileiro. Até mesmo o traço não lembra J.Carlos. Existe alguma fundamentação para que seja realmente de J.Carlos ? Onde foi publicado originalmente ?

Unknown disse...

Caro Marco Antonio Perna, a imagem anterior consta na página eletrônica http://www.edukbr.com.br/artemanhas/artemanhas_conteudo.asp?Id=490 em ilustração de texto sobre J. Carlos e em alguns outros sites de arte sempre associada a este autor. Mas, reconheço que não sou um especialista em J. Carlos para afirmar com precisão grafística se é ou não é dele, ou em colaboração dele com outro autor, etc. Reitero meu obrigado pela correção e observação; realmente aquela imagem que constara inicialmente na postagem carecia de fontes e aprofundamento de pesquisa; portanto, para manter a ideia do post, coloquei uma outra imagem com a mesma intenção - a de representar o Carnaval carioca-braileiro - no traço legítimo de J. Carlos. Abraços!

Celso Mathias disse...

Sobre a dúvida dos créditos da imagem citada nos comentários e postada como primeira imagem. Ela não é do cartunista J.Carlos e sim do cartunista e quadrinista Cesar Lobo, arte esta feita para o Carnaval da qual eu auxiliei na pintura ainda como estagiário em seu estúdio.